Rumo a Belém: António Filipe, o constitucionalista comunista e a Presidência como garante do regime

António Filipe nasceu em Lisboa, corria o ano de 1963. Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, tendo posteriormente concluído mestrado em Ciência Política, Cidadania e Governação, pela Universidade Lusófona, e doutoramento em Direito Constitucional pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos.
Foi deputado da Assembleia da República pela CDU (Coligação Democrática Unitária, que abrange o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes) entre 1989 e 2025, com breve interregno em 2023, vice-presidente da Assembleia da República em três legislaturas, deputado municipal no concelho da Amadora entre 1993 e 2001 e desempenhou as mesmas funções no concelho de Sintra, entre 2004 e 2019.
Integra a direção do grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) desde 1990 e o Comité Central do mesmo partido desde 1992.
António Filipe tem afirmado que o Presidente da República deve garantir a defesa da Constituição da República Portuguesa e do Estado de direito democrático. A sua candidatura, nas palavras do próprio, identifica-se, sem reserva, com os valores de Abril consagrados na Constituição. Assume-se como defensor dos direitos laborais e contra a precariedade e as desigualdades económicas que grassam na sociedade actual.
Nesta campanha António Filipe tem defendido também, entre outros:
– A preservação do SNS;
– O combate à emigração de trabalhadores qualificados;
– A resolução da aguda falta de professores nas escolas portuguesas;
– O investimento numa rede pré-escolar que permita mitigar a falta de vagas;
– A sustentabilidade da Segurança Social;
– A regulação do mercado imobiliário como solução para a crise na habitação;
– Acesso universal à justiça;
– Combate à corrupção;

António Filipe esteve presente em todos os frente-a-frente, assim como no debate a 8, na rádio. Abaixo partilho os links para estes momentos de campanha, para que possam ouvir o candidato à descrição.
António Filipe Vs Marcos Mendes (SIC)
António Filipe Vs Cotrim de Figueiredo (SIC)
António Filipe Vs Gouveia e Melo (TVI)
António Filipe Vs Jorge Pinto (RTP)
António Filipe Vs Catarina Martins (RTP)
António Filipe Vs André Ventura (RTP)
António Filipe Vs José Seguro (TVI)
Debate na rádio com 8 candidatos (exceptuando André Pestana, Humberto Correia e Manuel João Vieira) (Renascença, Observador e TSF).
Em suma, António Filipe defende uma conceção robusta do Estado social, uma leitura crítica da integração europeia tal como tem sido praticada e uma valorização central dos direitos dos trabalhadores. A sua abordagem é institucionalista e ortodoxa, privilegiando a continuidade ideológica da Constituição da República Portuguesa.
Para os leitores e eleitores que quiserem conhecer em mais detalhe a candidatura de António Filipe, podem fazê-lo no site: www.antoniofilipe2026.pt
O candidato que se segue é António José Seguro.


