As Crónicas de Nárnia: A Cadeira de Prata – C.S. Lewis

É a voar e a grande velocidade que nos chega o quarto livro da afamada saga de C.S. Lewis. As Crónicas de Nárnia: A Cadeira de Prata.
Continuação directa de A Viagem do Caminheiro da Alvorada, volta a juntar personagens conhecidas dos leitores, como Caspian, agora um velho rei nos seus últimos dias, e Eustace, o primo dos Pevensie, co-protagonista desta nova aventura.
O seu par é a estreante Jill Pole, com quem Eustace partilha aulas e uma improvisada fuga da escola, que os leva semi-inadvertidamente até um certo mundo mágico, onde reside leão muito particular.
Daí até ao continente de Nárnia é um sopro, sendo o par de amigos incumbidos de uma missão que, longe de começar bem, os leva para longe e para baixo.
Tanto, que é no subsolo, com as suas criaturas místicas e penumbra enfeitiçada, que ambos procuram cumprir o desígnio que lhes foi atribuído por Aslan: descobrir o que aconteceu a Rilian, filho de Caspian, desaparecido há uma década, e resgatá-lo.
Contam para isso com a ajuda do pantanoso Puddleglum, uma criatura de disposição muito peculiar, que se revela, todavia, um tremendo guia e companheiro, indispensável à sobrevivência do grupo nas suas quezílias com gigantes, geografia, mau tempo, rezinguice e feiticeiras, entre outros que terão de superar, para conseguir salvar Rilian e Nárnia.
É uma obra que introduz o leitor a uma nova faceta deste mundo mágico, expandindo-o e dando corpo e voz à variedade de criaturas que o habitam, e que não tinham ainda dado um ar de sua graça nos volumes anteriores.
Boas leituras, e se pensarem em fugir da escola/trabalho, atentem a portas que costumam estar fechadas, mas que inesperadamente se abrem quando delas mais precisam. Podem levar-vos a destinos surpreendentes.

P.S.: Abaixo partilho o 1º episódio da adaptação televisiva (1990, da BBC), desta obra de C.S. Lewis (os seguintes estão disponíveis no mesmo canal de Youtube).

