Maria Manuel – Paulo Moreira
A semana passada dediquei-me à leitura de um livro que já conhecia de nome, mas que só a recente re-edição (com nova capa de Isabel Brinca) me deu a oportunidade de lhe deitar a mão: Maria Manuel, de Paulo Moreira.
Sendo portátil e pouco avantajado, com menos de 200 páginas, foi companhia de idas e vindas para o trabalho, e nesse regime revelou os seus segredos num punhado de dias.
A acção leva-nos ao Minho, e da nossa margem do rio chegam notícias de maleita tão súbita como misteriosa. O que se passa afinal com a tia Mané?
Ana dispara de Lisboa para a raia minhota com o filho a reboque, o pequeno João, e cedo se vê confrontada com bem mais do que apenas a tia doente.

Trauma, preconceito, estigma e medo contracenam num cenário negro onde apenas uma pequena estrela parece brilhar sem intermitências.
Ao caminho, pedregoso como a região em que decorre, não falta intriga, traição, romance, ternura e claro, um grande mistério por resolver.
Paulo Moreira é homem de Teatro, actor, encenador e argumentista, e a marca da sua arte está bem patente nos diálogos e ritmo da obra, pela qual se navega sem grandes tormentas.
Mais alguém teve companhia para o trabalho durante a semana?

P.S.: Partilho abaixo o Podcast “Direito ao Grito” da Sofia Brito, que recentemente entrevistou o Paulo Moreira sobre este livro “Maria Manuel” e o lançamento da próxima obra, decorrida no mesmo universo literário que, segundo o autor, está para breve.
Se tiverem interesse em adquirir este livro, devem contactar o autor através da sua página de Facebook.

